historia

História

Criado em março de 2004, o POP nasceu para auxiliar os alunos do curso de Publicidade e Propaganda a prepararem seu Portfólio e, assim, aumentar as chances de entrada no mercado de trabalho. O projeto teve como inspiração a demanda dos próprios alunos que buscavam na escola uma orientação formal e sistematizada para tornar seus Portfólios mais competitivos.

Desde que foi criado, o POP adotou diferentes formatos, foi se reinventando, seguindo as mudanças e tendências da indústria da comunicação, sem nunca perder sua característica principal: ser uma atividade individual, ter como objetivo realizar um Portfólio com propósito profissional e buscar um nível de excelência para o Portfólio que corresponda aos critérios exigidos pelo mercado de trabalho.

O POP nasceu como uma disciplina regular da Trilha de Criação que contava, semanalmente, com a presença em sala de aula de profissionais do mercado para avaliar de forma “blind” os Portfólios de diversas categorias na área de Criação Publicitária, sendo as mais comuns: pastas de redação, pastas de direção de arte, pastas de fotografia e demo reels de trabalhos audiovisuais. Simultaneamente à disciplina regular, também eram oferecidas, como atividade extracurricular, orientações individuais a alunos interessados, independentemente do semestre ou Trilha que cursassem. E mesmo para esses alunos de semestres variados, eram realizados eventos como “Portfólio-Day”, em que profissionais vinham até a escola para avaliar as pastas.

Em agosto de 2017, depois de 23 semestres seguidos da disciplina POP e quase 1.500 Portfólios individuais construídos com o acompanhamento de professores e submetidos à avaliação de profissionais do mercado, a disciplina POP cedeu lugar na grade para um curso que focasse em projetos de produção de conteúdo e preparasse os alunos para oportunidades no mercado da chamada indústria criativa, e não exclusivamente para agências de publicidade.

A partir de então, o Programa de Orientação ao Portfólio passou a atender, de forma compartilhada com outros professores, alunos regularmente matriculados nas disciplinas da Trilha de Criação e mais recentemente, a partir do primeiro semestre de 2019, a atender alunos da disciplina tronco Mentoria para o Mercado.

Esta ampliação do escopo do POP (originalmente com ênfase na área de Criação Publicitária), para Portfólios de diversas áreas da Comunicação, Publicidade e Marketing, como Portfólios de Planejamento, Marketing, Atendimento, Mídias, Portfólios de Conteúdos Temáticos, entre outros, é reflexo de algumas mudanças no mercado de trabalho, das quais destacamos:  1) aumento no interesse por projetos autorais, propiciado pela internet e 2) demanda por apresentação de competências técnicas (as chamadas hard skills), como diferenciação de currículo em seletivas de postos de trabalho da área.

Além de aumentar as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho ou de melhorar a posição que ocupa na empresa, o Portfólio pode ser visto também como um instrumento de evidência de aprendizagem. Assim, quando o aluno se forma, além do projeto de graduação que é feito em grupo, ele também entrega um projeto individual, ou seja, um Portfólio que materializa as competências aprendidas durante o curso.

Fazer o Portfólio individual é praticar a síntese: nele se encontra uma amostra de tudo o que foi aprendido na escola, aplicado a projetos acadêmicos, realizados durante todos os semestres anteriores; é apresentar projetos de estágios que utilizam os conceitos aprendidos na graduação; é aproveitar a oportunidade para refletir sobre a área de real interesse do estudante e encaminhamento na carreira. Podemos resumir o Portfólio como sendo uma peça de comunicação que tem como objetivo demonstrar o cuidado e a atenção que o autor dedica ao seu próprio trabalho.

Mais informações, escreva para [email protected]